terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Livre enfim..



Férias, férias, férias. É tudo o que se pensa nessa época do ano, época em que se começa a contar os dias para o termino das aulas. Alguns alunos correm atrás de notas, outros contando a quantidade de faltas (ou aulas cabuladas) para não ficar sem presença.

Foram aproximadamente 15 anos de puro martírio, 15 anos em uma prisão que não parece ter fim.

É uma boa comparação essa, a escola com a prisão. Você é condenado por um crime que não teve culpa, nascer. É torturado pelos professores, que tentam enfiar idéias em suas mentes para que saibam tudo que eles sabem, como se fossemos capaz de engolir várias matérias ao mesmo tempo que em nossas cabeças uma é totalmente diferente da outra.

Claro que o começo, assim quando é assinada sua sentença, não é assim. Eles tentam nos fazer acreditar que não é assim, que é um lugar bom e ensinam o básico, a parte divertida da coisa. Mas você cresce e a penalidade vai ficando cada vez pior. Você começa a contar os anos para chegar ao fim, e os anos vão demorando cada vez mais para passar. Você tenta se acostumar, cria amizades com seus companheiros de cela, briga com outros. São coisas da vida...

Mas finalmente chega o final, seu ultimo ano naquela maldita prisão. Você sente uma alegria imensa de não precisar mais ver seus carrascos, que são constantemente alterados no decorrer dos anos, e nem a cara dos seus queridos companheiros de cela, que a essa altura já não suporta mais. Alguns falam que vão sentir saudades, para se verem lá fora, mas é tudo mentira. Eles se iludem, iludem a você, iludem aos outros. Sejamos realistas, nada vai ser igual ao que era na época em que se conheceram. Você nota que o mundo é muito maior do que aqueles muros que te cercavam, e isso mexe com a sua cabeça, você nunca mais vai ser o mesmo, e seu querido amigo também não.

Mas dane-se tudo. Você está livre! Pra sempre livre!

Nada mais de aula, nada mais de professores chatos enchendo o saco, nem diretores malas que ficam se achando. Nada de acordar cedo, de lição de casa, de provas e mais provas. As coisas são ser muito diferentes agora. É um mundo novo, esperando para ser descoberto. É só dar o primeiro passo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário